terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como criar a segunda voz?


Na minha última postagem alguns seguidores do twitter disseram que eu peguei um pouco pesado com os cantores sertanejos, e algumas pessoas, assim como eu, levaram isso para um sentido mais cômico. Até porque em minha opinião isso que as pessoas ouvem nas rádios hoje em dia não chega nem perto que é o sertanejo, esse estilos tem características que descrevem o campo, a vida das pessoas, os romances nas letras possuem uma poesia rica de sentimento, e veneração à figura feminina como mulher e não objeto sexual. Acho até que é ou foi uma continuação da era romântica no Brasil.

Hoje vou falar sobre como criar a segunda voz, trabalhar com duetos e harmonizar de forma correta. E nada mais interessante que o sertanejo para dar como exemplo nesse post, afinal de contas esse gênero musical foi um dos percursores na prática de dueto.

Como segunda voz é uma melodia em uma das notas do acorde não usada pela melodia principal, você deve encontrar uma dessas notas restantes e criar uma melodia a partir dela. Para conseguir cantar outra nota do acorde, é necessário conseguir ouví-la. Tenha em mente que você tem duas notas a sua disposição (as duas não usadas pela primeira voz), basta você ouvir e cantá-la. Cantar uma melodia diferente da melodia normal é como ouvir duas coisas ao mesmo tempo e poder escolher entre elas para saber qual deve cantar. É necessária também, certa independência para que não se confunda e acabe cantando a melodia principal, é difícil, mas se domina com a prática.

Como exercícios irão usar como exemplo o tom Dó, que é o mais fácil, pois não teremos acidentes (sustenido e o bemol), e só para relembrar sabemos que o acorde C (Dó) é formado pelas notas: Dó, Mi e Sol. Agora iremos supor que a primeira voz cante em um tom médio e comece a melodia a partir da nota MI, logo a segunda voz terá a opção criar uma melodia a partir das notas SOL (acima da primeira voz) ou DÓ (abaixo da primeira voz).

Veja um exemplo de dueto com a segunda voz cantando abaixo da primeira:

Agora um exemplo de dueto com a segunda voz cantando acima da primeira:


Porém muitos duetos costumam ter a voz de apoio cantando uma oitava acima ou abaixo, ou criar uma melodia igual a da primeira só que em outro tom, mas confesso que quando ouço isso de imediato percebo certa falta de criatividade dos cantores. E para facilitar seus exercícios ai vão alguns exemplos de formação de acordes maiores:

Acorde de "C" (DÓ Maior)

Acorde de "D"( RÉ Maior)

Acorde de "E" (MI Maior)
Acorde de "F"(FÁ Maior)
Acorde de "G"(SOL Maior)
Acorde de "A"(LÁ Maior)
Acorde de "B"(SI Maior)

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