quinta-feira, 17 de março de 2011

Nos Bastidores da Voz- A emissão vocal

(Cena do Filme Cantando na Chuva)

Cantar é um ato sensível e natural em si, de nada adianta complicá-lo, se bem que é necessário estabelecer suas bases que são a respiração, a ressonância, a emissão e a articulação.
Os exercícios de técnica vocal são úteis também àqueles que usam as palavras como instrumento de trabalho: advogados, oradores, atores, etc. Elas evitarão a fadiga e a rouquidão originadas pelo uso indevido da voz. O instrumento vocal não pode ser reformado. Deve-se aprender a manejá-lo corretamente desde o princípio.

Simplificando, o instrumento vocal se divide em 3 partes:

1. O aparelho respiratório
2. O aparelho fonador
3. O aparelho ressonador

O APARELHO RESPIRATÓRIO

O aparelho respiratório é composto pelo nariz, traquéia, pulmões e diafragma.
Fig. 1: As costelas superiores não estão desenhadas para deixar ver os pulmões. A linha pontilhada ao lado das costelas, indica a dilatação das mesma na inspiração. As flechas indicam a descida do diafragma durante a respiração.

1) Laringe
2) Traquéia
3) Pulmão
4) Pulmão esquerdo
5) Diafragma
6) Fígado
7) Estômago
8) Falsas costelas
9) Costelas flutuantes
10) Esterno

O diafragma, amplo músculo transversal que separa os órgãos respiratórios dos órgãos digestivos, desce durante a inspiração para dar lugar aos pulmões.

O aparelho fonador é formado pela laringe e as cordas vocais.

A laringe é também chamada de "voice-box", que quer dizer caixa de voz, uma vez que é a fonte da voz.
As cordas vocais, que de cordas só têm o nome, são ligamentos fixados à laringe ao longo de sua borda interna.

O APARELHO RESSONADOR

O som produzido pela vibração das cordas vocais é muito fraco. Assim como o som de uma corda de violão deve ressonar na caixa de madeira, o som das cordas vocais deve passar pelos ressonadores para adquirir brilho, amplitude e redondeza.
Os ressonadores mais importantes são os ossos do peito (para os sons graves) e da cabeça (para os sons médios e agudos). A beleza, o timbre e a amplitude da voz, dependem mais de qualidade dos ressonadores que das cordas vocais.

A RESPIRAÇÃO

É impossível ser um bom cantor se não se possui um perfeito controle da respiração.
A respiração natural é a que se realiza durante o sono. Para compreendê-la, basta colocar uma mão sobre o estômago e a outra sobre as costelas, estando deitado. Nota-se que toda a caixa torácica se dilata.
Todo o ar inspirado deve transformar-se em som para que ele seja cheio e puro. Ao emitir demasiado ar para um som, a voz se torna velada e parece estar se ouvindo um escape de gás.
A respiração se realiza em três tempos:

1º tempo: Inspiração pelo nariz ampla e profunda, silenciosa e rápida.
2º tempo: Um instante de suspenso para o bloqueio do ar. As costelas estão separadas.
3º tempo: Expiração - a caixa torácica e o abdômen permanecem dilatados o maior tempo possível
Para facilitar o controle do ar, os músculos devem pressionar suavemente para baixo, tendo a mesma sensação da expiração quando bocejamos.
Uma boa respiração proporcionará nitidez no ataque e no final dos sons, assim como em sua continuidade.

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