quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cantando e Harmonizando


VEJA no YOUTUBE

A harmonização vocal assim como em outros instrumentos, nada mais é do que duas ou mais notas tocadas simultaneamente, ou seja, para trabalharmos harmonização precisamos de duas ou mais vozes. Para isso classificamos primeira, segunda e terceira voz. Para que você entenda melhor é preciso estudar um pouco de formação de acordes e escalas, de preferência aprenda a tocar algum instrumento apenas para você ir se auxiliando. Aí vai alguns exemplos:

Vamos usar o acorde C (Dó) como exemplo. As notas que formam o acorde C são Dó, Mi e Sol. Tocando essas três notas juntas, temos o acorde C.

Na melodia de uma música, a primeira voz (a do cantor principal) canta a melodia com notas do acorde e/ou notas que encaixem bem nessas. Ou seja, a melodia da música estará usando a nota Dó, Mi ou Sol. Para fazer a segunda voz, basta cantar uma das outras duas notas restantes do acorde que não estão sendo usadas na melodia principal.

O que é, então, segunda voz? É uma voz cantada numa melodia diferente da principal, com notas que encaixem no acorde e dão apoio à melodia principal.

Existem também outras formas de montar uma harmonização por cromatismos ou até mesmo manter a mesma nota, por exemplo:

Se estivermos harmonizando em E (mi) sabemos que para montar esse acorde precisamos das notas Mi, Sol# e Si. Supondo que a melodia esteja cantada em sol#, podemos criar uma melodia com uma só nota seja ela o Mi ou Si e inserir notas que não estejam na escala, mas que soam bem é claro!

Entendo esses processos básicos perceba que algumas têm a melodia muito parecida com a principal, que é como se estivesse cantando a mesma melodia em outro tom; e outras possuem alterações na melodia, como descidas, subidas, repetições de mesmas notas e notas que não estão no acorde, mas que encaixam bem. Por isso exige-se muita prática principalmente da segunda voz para que não desafine ou invente harmonias desapropriadas a melodia e lembre-se: NEM TODAS AS PARTES DA MÚSICA NECESSITAM DE SEGUNDA VOZ. É preciso entender que a voz de apoio como o próprio nome, diz ela apóia e não se sobrepõe ou substitui a primeira de forma alguma. Numa banda ou coro é preciso ter muita maturidade para lidar com essa parte, por mexer com questões de ego (fazer segunda voz não significa menos talento). Geralmente a voz principal é dada aqueles que têm uma boa interpretação e fotografam bem, mas por outro lado existem pessoas que se especializam em voz de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário