quinta-feira, 27 de outubro de 2011

São tantas emoções? Então tome cuidado!

Rihanna e o casamento mal sucedido entre EMOÇÃO E PERFORMANCE!


No momento em que ultrapassamos um estágio técnico no canto, ou seja, quando conseguimos evoluir e alcançar nossos objetivos, com relação à técnica vocal, quase sempre nós buscamos em nossa memória todos aqueles efeitos e frases de vocalizes para aplicarmos nas nossas interpretações. Isso com certeza ocorre comigo e com vocês obviamente. Porém muitas vezes o repertório técnico é pouco quando o principal problema é o nervosismo e ansiedade. Acredite, o cantor que vocaliza em pleno palco nem sempre é o mais seguro, geralmente é uma forma de ganhar o aplauso pela falta de carisma e ineficiência ao tentar agradar o público. Parecem grosseiros os comentários, mas infelizmente acontece isso. Precisam-se mais do que técnica vocal ou performances para mostrar boa MÚSICA.

Existem vários fatores que ajudam e ao mesmo tempo atrapalham nessas horas. Quem já não subiu no palco e no momento que o ultimo acorde da introdução é entoado, você precisa começar a cantar e a garganta seca? O nervosismo atropela a apresentação, as notas não saem exatamente como precisa e pra piorar, na maioria das vezes, nossas interpretações acabam se sobressaindo. Mas nem sempre as interpretações favorecem. COMO ASSIM? Uma interpretação por mais sincera que seja pode ser prejudicada por uma má preparação e se vier acompanhada de uma situação emotiva desconfortável, e, para o cantor, isso pode virar uma catástrofe. E quando o cantor resolve prender a atenção não com a expressão corporal, mas sim, com a interpretação vocal e resolve bombardear o público com as técnicas excessivas e mal executadas?

Pois é, a expressão corporal tende sempre estar de acordo com a técnica vocal e a emoção é o elemento que justifica às suas performances. É a partir dela que fluem todas as técnicas e efeitos, a VERDADE EMOCIONAL quase sempre define de forma natural a face final da sua apresentação. Mas quase sempre? SIM. A parte racional também está presente nesse processo e, como dito acima, a emoção pode vir de forma negativa e a razão promove esse equilíbrio que não permite que exageremos nos efeitos e na interação com público. Agora, veja No vídeo acima o exemplo de Rihanna, provavelmente no início do seu auge, onde ela interpreta a música de "Hero" de Mariah Carey, obviamente perde a linha ao exagerar na técnica no começo da música, isso fica claro quando esta quase no final da apresentação e “mata” a melodia, pois não consegue sustentar a técnica, devendo isso à emoção ausentada da razão. DESCULPEM FÃS DE RIHANNA, porém mesmo assim acredito que ela seja uma grande artista e essas situações podem acontecer com qualquer cantor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário