terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bandas agitam o Cavernas na noite Rad Rocker

Esse ano com a cena rock de Cuiabá fervendo, o blog Rad Rocker produziu o evento que animou o Cavernas bar no último sábado. Para quem não conhece o Rad Rocker é um coletivo que surgiu esse ano com o intuito de fomentar e movimentar a cena musical da cidade e numa breve conversa com os membros: Fiama Bamberg e André Brasil no evento, eles me afirmaram: “Pegamos o melhor momento da cena e ter as parcerias que temos hoje nos deixa feliz”. Percebemos com essas palavras uma grande força e estimulo vindo desses jovens produtores, com muita fome de produzir. O grupo tem como base a comunicação, pois mantém o blog que mistura notícia, agenda cultural, tudo sobre a cena rock cuiabana, nacional e internacional. O blog vem crescendo com os acessos, ganhando o gosto do público cuiabano, com isso a meta do Rad Rocker é fixar um evento ao mês e sempre melhorar com relação ao conteúdo do blog.

(Avatar de Divulgação)

O evento iniciou exatamente a meia noite com a banda Serramadre, que valendo a pena lembrar é a banda do vocalista da extinta banda cuiabana Aoxin, Levy Rabone. A banda pisa aos palcos com muita energia e conquista a atenção do público pela precisão e força nas batidas, e, instrumentalmente está muito bem organizada. O guitarrista e o baterista (os grandes Fronts da banda, na minha opinião), trabalham com um entrosamento dificilmente visto hoje em dia, a guitarra muito bem harmonizada dá todo o tesão nas musicas da banda, acompanhada ainda de um batera monstro que quase nos ensurdeceu (no bom sentido) com sua pegada. O vocalista Levy rouba a cena com simpatia ao interagir com o publico, nos parece que agora temos um Levy mais maduro musicalmente e é realmente admirável como vocalista, mas o vejo como peixe fora d’água em relação aos demais músicos da banda e a meu ver ele inda não se encontrou.

Em seguida a Tiasques como sempre surpreende com uma entrada bastante instigante, a banda caminha por elementos mais ousados no seu novo repertório. Fusion, funk e rock progressivo dão a nova cara do Tiasques que acaba de lançar seu novo single no myspace “Cavaleiro de Papel” que, aliás, ficou muito bom. O show dos caras como sempre preza pela qualidade sonora instrumental, onde viajam num universo todo particular, prendendo nossos olhos e ouvidos para um som que foge do convencionalismo. Além disso, a interpretação do vocalista Bruno Rodrigues é outro fator que completa a banda, tanto pela parte lírica quanto sua performance são bastante interessantes, tão interessantes que ao final do show ele se empolga e se debruça em cima da bateria para a euforia do público que aplaudiu a valer (rs).

Como sempre digo há sempre dois tipos de música que ouvimos: Uma que você aprecia e outra que você tolera. No caso da banda Black Mirror e bem provável que a tolerância foi grande no sábado. Sinceramente não gosto de causar polêmica muito menos causar escândalos pelas redes, mas o fato é que nunca ouvi um repertório tão exaustivo como o dos “Espelhos Negros” (traduzido). Na boa, tenho saudade da época em que banda pesada em Cuiabá era sinônimo de espetáculo e bom som, infelizmente agora parece que é apenas uma maquina de “pogação”. Não estou aqui para desrespeitar a banda ou quem a segue, mas apenas quero constatar algo que me incomoda e acho que tenho direito disso, pois não falo só como músico ou como comunicador, mas também como público que acompanho (por sinal há anos) a cena rock cuiabana. A Black Mirror possui uma estética forçada e todos os clichês negativos de uma banda do gênero, além do som que é confuso segue os mesmos padrões estereotipados. Gostei bastante da atuação do baixista que é o que mais se sobressai nas escalas, muito bom mesmo.

Enfim minutos depois a Lord Crossroad subiu ao palco sem a presença do Baterista Emerson Guerreiro que foi muito bem substituído por Nelson Kuchler, baterista da banda Sixtons, pois apesar de alguns tropeços a Lord faz um ótimo show, a banda toca músicas que viraram clássicos do rock cuiabano. Confesso que é estranho ver a banda com uma nova formação ainda, mas o melhor de tudo é ver Charles Myran Barös na ativa e com a voz e o bom humor a todo vapor. As musicas parecem estar com uma roupagem mais moderna e pesada do que costumávamos ouvir. No mais, o evento da Rad Rocker foi muito bacana, tomara que sejamos presenteados cada vez mais com eventos bem organizados. Parabéns aos Rad Rockers. Saiba mais: http://www.radrocker.blogspot.com

30 comentários:

  1. Ficou uma bosta essa resenha. Você por acaso é músico? Qual a sua banda que nunca vi tocando? Se liga Hendson. Você não é nem jornalista e muito menos músico. Só sabe falar mal de todo mundo.

    ResponderExcluir
  2. Massa Hendson você descreveu bem o estilo da Tiasques, E o quase tombo do Bruno acaborou virando um improviso inimaginavel!!!

    Ass: Maykonn Sauder

    ResponderExcluir
  3. Ficou boa a resenha, só acho q tem q ser imparcial... se quer criticar, tem q estar pelo menos fazendo algo melhor.

    ResponderExcluir
  4. Críticas, se encaradas de frente, sem medo, são, sem dúvida, contrutivas!
    Resenha bacana. Não precisa ser músico ou jornalista pra fazer análise do que se vê, é só ter dois olhos e 0,01% da cabeça funcionando. Imparcialidade nesse texto não é importante, pois, o autor expressou sua opinião. Encarem as críticas de frente, galera. (João Augusto)

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela força galera e só pra responder, ou melhor, descordar o anonimo acima:

    Em que Mato Grosso você vive?

    Sou musico, produtor, jornalista e estudante de comunicação Social, Preparador Vocal isso ha uns 5 anos. Google tá ai pra isso, meu amigo!

    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1360&bih=667&q=hendson+santana&btnG=Pesquisar

    ResponderExcluir
  6. Imparcial? o blog tem como assinatura meu próprio nome. :* Imparcialidade nao é sinonimo de falta de posicionamento.

    ResponderExcluir
  7. HENDSON É UM FOFO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Dá hora Edson, agradecemos a postagem. Sem igual!

    ResponderExcluir
  9. Olha se voce quer ser critico musical, aprenda a fazer criticas, criticas não são insultos.

    ResponderExcluir
  10. O que falta na cena rock de Cuiabá é APOIO.. com certeza sua crítica à Black mirror não ajuda em nada, Hendson.
    Como podemos ver, sua intenção de CHAMAR ATENÇÃO, mesmo que seja abrindo a boca pra falar merda, foi atingida.

    JUH ANDRADE

    ResponderExcluir
  11. A juh como sempre é perfeita nas suas colocações. Pare de insultar os outros e faça algo. Pq isso nao foi critica e sim insulto.

    ResponderExcluir
  12. galera vamos la,
    um dos motivos que Cuiabá não está evoluído musicalmente é q BANDAS não estão prontas para ouvir a verdade, é muito fácil ouvir de um amigo: "pow cara legal hein, curti demais o som de vcs" e não saber o que os demais pensaram sobre o show, vamos sair do mundinho colorido e voltar para a realidade...

    ResponderExcluir
  13. Olá, faço parte da Black Mirror, achei legal vc mostrar o que vc pensa sobre a banda, é muito bom para as bandas ouvirem criticas para poderem melhorar seu trabalho e tentar agradar mais, mas sinceramente sua critica não me serve de nada. Procure explicar melhor sua impressões, algo mais tecnico. Abraço

    Nícolas

    ResponderExcluir
  14. ouvir a verdade? é só olhar os posts anteriores do Hendson q todo mundo vai notar q ele paga pau pra maioria das bandas q fazem (ou faziam) parte do cubo. Qual é mano? Vc nunca, NUNCA foi lá no cavernas. entrou no bonde andando e já quer sair dando tchau na janela? se liga cara. Vc ta longe de ser oq vc acha q é. seus comentários soam como inveja.

    ResponderExcluir
  15. já que vc gosta tanto de opinar sem ter o conhecimento necessário tmb vou te dar minha opinião. acho q vc ta precisando é transar. vai ser feliz. frustrado.

    ResponderExcluir
  16. Hummmmmmmm
    Depois dessa vou comprar uma calça colorida
    e pintar os olhos !!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá cara Hendson Santana.
    Vou lembrar dessa resenha sua
    quando estiver pagando os ensaios da banda
    quando estivermos passando horas e horas na web, divulgando a banda
    quando estiver gastando $$$ para fazer produtos BxM
    quando estiver discutindo com a banda, o que fazer para agradar o publico

    Quando estiver doente , tiver aula na facul dias de sábado e na mesma noite tiver show da BxM e não ter 5 reais para tomar uma cerveja


    Fernandão BxM

    ResponderExcluir
  18. testada, pau no nariz, murro no coração, chapa nos peito... e depois vai leva soco na cabeça pra disintupi o célebro...

    ResponderExcluir
  19. eita.. o povo ta bravo heim ? haha

    ResponderExcluir
  20. BLOG PAIA!!!

    ISSO SEMPRE ACONTECE AQUI EM CUIABÁ, NÃO EXISTE BLOGS AQUI EM CUIABÁ QUE SÃO IMPARCIAIS.

    RAD ROCKER
    HENDSON SANTANNA
    MEU PALCO

    DENTRE OUTROS SÃO BLOG QUE PUXA SACO. TAMBÉM NÃO CURTO BLACK MIRROR, MAIS É MINHA OPINIÃO CADA UM FICA COM A SUA, E COMO O CARA DISSE LÁ EM CIMA "FALA NA CARA" ISSO É OPINIÃO CONSTRUTIVA, TEM GENTE METIDO A QUERER CAUSA POLEMICA E NÃO PASSA DE UMA PESSOA QUE OUVE ROCK, NÃO CONHECE E NÃO SABE TOCAR.

    ResponderExcluir
  21. VOLTA PRO OCEANO BALEIA IMUNDA!

    ResponderExcluir
  22. Bem que alguém podia ouvir aquela sua música carniça do my space e fazer uma crítica sobre ela... quero ver se vc vai gostar. te prepara pq qnd vc for fazer algum show (se é q vc vai fazer) eu vou acabar com vc.

    ResponderExcluir
  23. vou escrever uma crítica q vc vai desistir até de tocar.

    ResponderExcluir
  24. POR ACASO ALGUEM AQUI QUE TENHA DESCORDADO DA RESENHA ESCREVEU ALGO QUE DEFENDESSE A BANDA TECNICAMENTE?

    HUMM, DIFICIL NÉ...?

    SE MINHAS CRITICAS VÃO SER RELEVANTES? POUCO ME IMPORTA JÁ QUE A BANDA DEMONSTROU TOTAL FALTA DE PROFISSIONALISMO AO TER ESSAS POSTURAS QUE VERDADEIRAMENTE TENTAM OFENDER, FICAR FAZENDO VIRALZINHO DE DEFESA (POR SINAL ANONIMAMENTE) DE AMIGOS PELA NET? HUMM ESSA EH VELHAAAA! ACHO QUE SE A BLACK MIRROR SOFRE TANTO PRA MANTER A BANDA ACHO QUE PODEM REPENSAR, POIS A VIDA NOS DÁ OUTRAS OPÇOES.

    EU SINCERAMETE RESPEITAVA A BlACK MIRROR MAIS PELA INICIATIVA (É OBVIO) COM EXCESSÃO DO BAIXISTA QUE E AGRADECEU VIA FACEBOOK PELA RESENHA (QUE VOU CONTINUAR RESPEITANDO PELA ATITUDE DE ARTISTA). ME DECULPEM SE FUI INCISIVO COM MINHAS PALAVRAS, MAS FOSSE IMPARCIALIDADE DA MINHA PARTE EU ELOGIARIA E MUITO, POIS CONHEÇO O GIU HÁ ALGUM TEMPO JAH ENSAIAMOS JUNTOS. FICO MUITO ALIVIADO POR SABER TAMBÉM QUE MINHA OPINIAO NAUM E ISOLADA, POIS SE A PROPRIA BANDA PERGUNTAR PRA PESSOAS QUE ENTENDEM DE MUSICA NA CIDADE VÃO VER QUE NAUM SOU TÃO BABACA ASSIM. NUNKA VI ALGO TAO INFANTIL “BABY MIRROR”: “SE VC ME JOGAR ESSA PEDRA EU TE JOGO OUTRA”.

    OUTRA COISA: FREQUENTO O DOG HÁ MUITO TEMPO BEM MAIS Q NUITA GENTE AQ, TRABALHO COM AÇÕES CULTURAIS NA CIDADE, SOU PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO REDE FAVELA QUE LEVA ARTE CULTURA PARA ÁREAS DISTANTES DA CIDADE. EU SENTANDO NA JANELINHA? JAH TRABALHEI E TRABALHO MUITO NA CENA MEU CARO,” ANONIMO” PESQUISE MAIS ANTES DE FALAR. COMO DISSE GOOGLE TA AI PRA ISSO.

    O APOIO AS BANDAS NÃO SE RESUME A ELOGIOS...
    E COMO E COLOQUEI NO TEXTO AS OPINÕES Q DEI FOI COMO PUBLICO.

    AH DEMORÔ, FICAREI ANSIOSO DE VER UMA RESENHA SOBRE MINHA MUSICA OU DE UM FUTURO SHOW MEU. SÓ LEMBRANDO: O SINGLE GRAVADO ESTILO HOME DO MYSPACE NA ÉPOCA PRODUZIDO POR BRUNO KAYAPY (MACACO BONG) SOB AVALIAÇÃO VOCAL DE THIAGO BIANCHI DA BANDA SHAMAN. VAI SER INTERESSANTE O CONTRASTE DE OPINIÃO! ACIMA DE TUDO QUERO SINCERIDADE AIN!

    BEZITOSSSSSSS! :*

    ResponderExcluir
  25. Hendson

    Estudo musica ja faz 9 anos, atualmente faço faculdade de musica, e nao é por que faço parte dela, mas na minha opnião, a Black Mirror é a melhor banda de Metal da cena de Cuiabá, sonoramente falando, mas concordo que pode melhorar. A estetica da banda foi tabalhada pouco, mas nao acredito que seja tão ruim quanto vc citou. Acredito que vc precise primeiro conhecer o estilo qual pertencemos para depois falar, caso tenho alguma outra resenha sobre outra banda do estilo me mostre. eu não conheço o universo Jazz/Blues, Funk carioca ou Sertanejo, por isso nao é do meu gosto, mas nao é por isso que saio falando que é uma bosta.

    Nícolas

    ResponderExcluir
  26. Nicolas

    Em Nenhum momento usei de termos como "bosta",ou que é muuuito ruim, na real nem comecei a citar a parte sonora, e, não por falta de competencia jah tive banda de metal (não na linha gutural, mas de Drive) e tenho relações com muitos membros de bandas do Metal Nacional e até Mundial.Conhecer bem estilo? posso te afirmar que conheço, estudo e produzo o estilo. Hj sou do selo Nova Guarda onde faço pequisa musical para produzir diferentes estilos e logo será lançada a primeira coletânea Hell City.

    Fazer faculdade de música sem conhecer o universo blues/jazz eh quase um crime. Principalmente quando sabemos que o Metal se originou desses estilos. Posso te afirmar que sua banda não é a melhor banda do genero na cidade, pode ser sim a mais atuante em palcos no momento, não confunda! ;) Mas pow cara, desejo sinceramente sucesso pra vcs.

    Espero ver show monstruosos da BxM e poder bater cabeça muuito :)

    ANTES DE FAZER O METAL FAÇA MUSICA, E, ANTES DA MUSICA O SENTIMENTO!

    ABS GALERA!

    ACABO POR AQUI! :)

    ResponderExcluir
  27. Acabei de ler a resenha do Hendson e também entendo como insulto o seguinte comentário "A Black Mirror possui uma estética forçada e todos os clichês negativos de uma banda do gênero, além do som que é confuso segue os mesmos padrões estereotipados."

    Críticas são bemvindas, mas insultos!

    Acho que a cena do rock de Cuiabá precisa de união e respeito.

    ResponderExcluir
  28. Deixo aki a minha infeliz observação sobre o post acima: Sou Baterista da banda Tiasques e desde o início da banda sempre ouvimos críticas construtivas e destrutivas, mas a pior crítica que recebemos é a nossa própria negativa qunato a aceitar, muitos leram a resenha esperando falsidade de "amigo" sobre os shows, eu ja recebi criticas do Hendson e pra mim servem de estimulo pra melhorar o que faço, primeiro pq vem de um MÚSICO ao qual respeito muito e já tive o prazer de te-lo como convidado especialíssimo em um aniversário de minha banda que na época chamavasse Pleyades...
    Se for falar de técnica tenho certeza que sobra comentários, porem bons e ruins, então a falássia começará de novo e de novo, aceitem criticas não por gostar, já tive vontade de mandar mta gente pra pqp, mas nunca mostrar o quão amador eu seria ao receber uma crítica, isso reflete no que é a minha banda, se vocês querem uma critica construtiva deixo uma: trimbe o som de guita e baixo sem exagero, arrumar o kit da batera e pronto, deixem o virtuosismo para o show, assim o show fica maior e vocês teram mais tempo pra mostrar o que vocês tem de melhor!!! Abs a todos, sucesso a BM e parabens pelo post sem medo de falar Henson!!!

    ResponderExcluir